Data source

Date

Thumbnail

Search results

1,739 records were found.

Esta obra para além de conter uma pequena biografia do poeta, apresenta o poema épico sobre os feitos portugueses no mundo com ilustrações e alguns comentários
Os jardins portugueses mantiveram-se durante séculos ligados aos hábitos vivênciais e ao imaginário profundo da alma portuguesa, mantendo as caraterísticas ao nível do conceito de espaço e de uma particular forma de sentir e viver esse pequeno universo. Mais arquitetónico que paisagístico, o jardim português espraia-se ao sabor das condições geográficas, voltado sobre si próprio, mais para ser usufruido no seu interior que para ser admirado do exterior.
Este livro reproduz todo o papel-Escudo emitido pela República (em Portugal e nas antigas Colónias) ao longo de 90 anos em que aquela foi a nossa moeda. Paralelamente, mas de forma não exaustiva, publicam-se também as emissões em metal que correram na metrópole. Trata-se de uma homenagem à última moeda nacional, sendo também uma forma de assinalar uma nova etapa da nossa História coletiva, iniciada em 1 de janeiro de 2002.
Breve história e enquadramento jurídico-constitucional do Regime do Sistema de Informações da República, entre 1976 e 1988, entre 1989 e 1996 e depois de 1997. (continua no próximo número)
A segunda parte deste artigo faz referência à recente alteração da Lei Quadro do SIRP, as razões que fundamentam o seu surgimento, o regime e as perspectivas futuras.
O artigo apresenta uma breve síntese da Balística, como ciência que se ocupa do movimento do projéctil, tanto na sua trajectória interna, no interior do tubo do cano, quer na sua trajectória atmosférica, em que fica sujeito a uma conjugação de factores condicionantes, sendo designada Externa. Após uma breve resenha histórica sobre as duas balísticas, começa pela Balística Externa, visto que, cronologicamente esta é anterior à Balística Interna.
O presente artigo trata da gestação das armas de fogo portáteis, expondo a forma como se processou o seu nascimento e sua evolução através da espingarda, arcabuz, pistola, pistolete, pederneira, mosquete, mosquetão, fusil , rifle, escopeta, carabina e trabuco.
D. Manuel II e a primeira República portuguesa / João Sabido Costa. - p. 223-244
Dissertação de doutoramento em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Aspetos históricos sobre a origem e competências dos engenheiros técnicos em Portugal
Este artigo faz um resumo histórico acerca da organização, missões e tarefas da Escola de Mergulhadores da Armada.
Este artigo é sobre aspetos históricos da geopolítica portuguesa, desde a sua fundação no século XII, passando pela III República, pela Revolução dos Cravos, pela adesão à CEE, etc., etc.
História e caracterização da Manutenção Militar, serviço criado em 1886 e transformado recentemente em empresa pública
Aspectos históricos