Data source

Date

Thumbnail

Search results

672 records were found.

A presente monografia constitui a tese de doutoramento em ciências sociais (especialidade de relações internacionais). Faz uma análise dos Tratados como fundamento do Império Português no Oriente e a problemática portuguesa do encontro de culturas, que hoje é tema principal da redefinição da ordem internacional.
A guerra tem expressão em todas as regiões do mundo, constituindo uma das maiores preocupações da humanidade. O estudo deste fenómeno implica dar resposta a um conjunto de perguntas complexas tais como: o que é e por que razão surge a guerra? Quais são as suas tipologias? Como se caracteriza a guerra actual? Que modalidades de guerra permanecem? Qual o posicionamento do Estado como estrutura política no novo contexto internacional? Porquê e por quem é a segurança dos Estados e das pessoas ameaçada? Que estratégias adoptar para enfrentar essas ameaças?
A questão da fronteira tem uma dupla dimensão, a que se traduz na definição de um limite de vizinhança entre entidades diferenciadas e a que salvaguarda um espaço de intervenção autónoma de cada identidade em relação aos interesses próprios. (...)
2 exs pert: Alm Teixeira da Mota
Oferta da Comissão Portuguesa de História Militar.
Ciências, Arte, Geografia e História Militares
Volume III - Nº 44 - Estudo sobre o absentismo e instabilidade da mão-de-obra africana